É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.
As restaurações são indicadas para pacientes que apresentam problemas como cáries, fraturas ou alterações. O procedimento nesses casos é feito através da remoção do tecido cariado, restaurando o dente atingido. Já em casos de fraturas, o tratamento consegue devolver ao paciente as funções e estética do sorriso.
Tratamento odontológico indicado para remover o tártaro em regiões como a gengiva e os dentes, evitando problemas como gengivite ou doenças mais sérias.
A obturação dentária permite que um dente cariado ou partido seja restaurado, voltando a ter a sua forma e função normal. Quando um dentista trata uma cárie dentária, ele começa por remover toda a zona corrompida, limpa a área afetada e, em último lugar, obtura essa cavidade com um material restaurado
A extração dentária é indicada para pacientes com graves problemas de cárie, traumas ou posicionamento incorreto dos dentes. O procedimento é feito por meio da utilização de anestesias e técnicas avançadas de odontologia para minimizar complicações e também desconfortos.
A extração do dente siso é indicado quando está mal posicionado, pois pode gerar complicações como processos inflamatórios, cáries e infecções. A extração precoce é recomendada para a prevenção de doenças e complicações futuras. A extração é realizada em consultório dentário com aplicação de anestesia local.
Criado com SaúdeSites